Guia do nômade: o que toda pessoa que está sempre de mudança precisa saber

Que toda mudança traz empolgação já sabemos, não é verdade? Mas também atrelado a esse sentimento vem o estresse e o cansaço. A verdade é que sem organização, o processo de mudar de casa pode ser bastante desgastante, inclusive se você tem o costume de trocar de residência com frequência. 

Assim, ensacar as roupas, montar e desmontar móveis, guardar as peças do armário multiuso pode deteriorar as suas mobílias com o tempo. Por essa razão, optar por móveis funcionais, montar um checklist com o passo a passo trará mais tranquilidade durante os preparativos para sua mudança. Confira nossas sugestões!

Dicas para o dia da mudança 

O primeiro passo antes de iniciar o encaixotamento dos móveis, roupas e utensílios é comunicar aos proprietários do imóvel sobre a entrega da casa. Após o comunicado, elaborar uma lista de afazeres, priorizando as tarefas mais importantes para as menos.

Defina um critério para embalar os móveis

Definir um critério na hora de guardar os objetos te ajudará no processo que antecede e sucede à mudança. Por essa razão, embale, primeiramente, os itens do dia a dia que não são necessários. Por exemplo, livros, discos, sapatos e roupas menos usadas. Deixe os utensílios como talheres, pratos, poucas panelas, entre outros para serem utilizados até o último dia na casa. 

Coloque etiquetas nas caixas

As etiquetas nas caixas ajudam na identificação, facilitando encontrar os objetos ao chegar na residência nova. Caso contrate uma empresa de transporte, escreva nas caixas a palavra frágil, para que tenham cuidado ao transportá-la.

Tenha os itens relevantes durante o trajeto à mão

Por exemplo, guardar em uma bolsa ou mochila um kit de emergência com remédios, água e snacks para serem consumidos durante a viagem, se necessário. Separe também artigos como uma muda de roupa, pijama, toalhas limpas, produtos de higiene para mudanças longas com muitas horas de viagem.

No destino não desembale tudo apressadamente

Após a mudança, não tenha pressa de retirar os móveis e os utensílios das embalagens, pelo contrário, mantenha a calma e paciência para tirar somente o essencial, com o passar do tempo você conseguirá organizar. Lembre-se de separar uma semana para tratar com empresas de fornecimento de gás, luz e internet a instalação dos serviços no novo endereço.

Agora, se procura maneiras de aumentar a durabilidade dos seus móveis ou otimizar os espaços da sua residência, a sugestão é investir nas mobílias funcionais.

O que são móveis funcionais?

Uma casa bem organizada e decorada é um sonho para todas as pessoas, a sensação de ter tudo em ordem não tem preço, os móveis funcionais estão cada vez mais procurados, pois permite aproveitar cada canto de um imóvel de forma prática.

A ideia principal deles está ligada ao fator de torná-los como mais de uma opção de uso, mantendo os ambientes organizados. Com a redução do tamanho dos imóveis, surgiu a necessidade de aproveitar bem o espaço sem abandonar a decoração elegante e versátil. Dessa maneira, as estantes espaçosas deram lugar aos painéis de tv fixados à parede. As vantagens de comprar esses tipos de móveis se resume a:

  • aproveitar melhor o espaço; 
  • deixa o ambiente mais organizado; 
  • facilita a limpeza e conservação; 
  • possuem um custo-benefício excelente.

Tipos de móveis funcionais

Pensando em comprar uma mobília que traga mais praticidade, ambiente mais clean e sem perder a elegância de uma casa bem decorada, os móveis funcionais são uma excelente opção para usufruir melhor cada centímetro da sua casa. 

Cama com baú e nichos

Utilize os espaços da cama com baú para guardar as roupas de cama, se o modelo apresentar nichos pode usar para armazenar sapatos, livros, roupas entre outros objetos. O que antes era usado para acumular poeiras, foi desenvolvido pensando na economia de espaço. 

Nichos modulares

Os nichos modulares são ótimos para elaborar uma decoração criativa, com vários deles é possível montar uma estante para armazenar os livros ou itens decorativos da sala, quartos e home office. 

Sofá-cama

No mercado, há décadas, o sofá-cama é excelente para quem mora em kitnets ou para pôr no quarto de visitas. A facilidade de transformar um ambiente em sala e a noite em quarto, torna o móvel bastante adquirido até hoje. O ponto negativo dele é por não ser tão confortável quanto uma cama tradicional, mesmo após os fabricantes incluírem os sistemas de molas.

Entenda a importância das proteínas na dieta dos cães

Cães precisam de uma alimentação equilibrada para crescerem fortes e saudáveis. Desde pequenos, após o desmame, devem ser apresentados a uma ração super premium de qualidade, com todos os nutrientes necessários.

Além disso, filhotes comem o alimento próprio até 12 meses de vida, enquanto adultos e idosos também contam com sua própria ração. Isso acontece para que a quantidade de proteínas ingerida seja adequada para a idade do pet.

Mas… Por que a proteína é tão importante na dieta dos cães? Qual seu papel? Entenda mais sobre este nutriente.

Prevenção de doenças

As proteínas são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a produção de anticorpos. Assim, se o cão se alimenta corretamente, está mais protegido contra doenças comuns do dia a dia, como as viroses e a otite.

Equilíbrio hormonal

Além de proteger o organismo contra doenças, as proteínas também atuam no nível hormonal, mantendo tudo equilibrado. Por mais que o cão seja castrado, outros hormônios trabalham em seu corpo e se estiverem desequilibrados podem contribuir para deixar a saúde fragilizada.

Fonte de energia

Esse nutriente também é responsável por ser a fonte de energia do seu pet. Os aminoácidos agem na transformação da glicose, permitindo que o cãozinho esteja sempre ativo e pronto para brincar.

Boa digestão

As proteínas também vão influenciar na digestão do seu pet. Se ele come uma ração com alto nível do nutriente, ela é melhor digerida e você observa isso nas fezes. Sem contar que o cãozinho se sente satisfeito por mais tempo, sem roubar comida ou querer mais ração toda hora.

Fortalecimento dos músculos

As principais responsáveis pelo fortalecimento muscular são as proteínas. Sendo assim, quando um cão tem uma dieta rica nelas, seus músculos ficam mais fortes. Para os filhotes, isso é essencial para um bom desenvolvimento. Já nos adultos, o objetivo é a manutenção da massa muscular e nos idosos evitar que eles percam massa muscular.

Pelos bonitos e saudáveis

As proteínas são responsáveis pelo crescimento da pelagem do animal de forma saudável. Tanto que, quando há alguma deficiência na dieta, um dos primeiros sinais é a queda de pelos e a perda do brilho. 

Sintomas de deficiência de proteínas

Assim como os humanos, os cães dão sinais de que algo não vai bem em seu organismo. Quando sua dieta tem baixa quantidade proteica, os principais sintomas apresentados são:

  • Problemas de pele, como dermatites e outras doenças;
  • Imunidade baixa, com a presença de constantes infecções, como a otite;
  • Perda de peso sem outra causa aparente;
  • Apatia, o cão não quer interagir com outros animais da casa ou com seus donos, passa bastante tempo dormindo;
  • Queda de pelos ou pelos sem vida;
  • Mudanças de comportamento, um animal antes alegre e ativo passa a ficar mais quieto. Ele também pode ficar mais agressivo.

Como os sintomas podem indicar outros problemas de saúde, o ideal é levar seu amigo de quatro patas ao veterinário para identificar a causa e, se for a ração, conversar sobre o melhor alimento.

Como escolher a melhor ração

A melhor ração deve atender todas as necessidades energéticas do seu cão. Caso opte pelas versões prontas, confira o valor nutricional descrito na embalagem e prefira as rações super premium.

Agora, se o objetivo é investir na alimentação natural, sempre converse com o veterinário para que vocês montem juntos o cardápio ideal para o seu pet.

Além disso, vale organizar a quantidade e o número de refeições diárias. Há quem deixe a ração disponível para o animal a qualquer momento e os que preferem servir em horários específicos.

Observe a quantidade ideal segundo o peso. Cães de porte grande têm necessidades nutricionais diferentes dos de porte médio ou pequeno.

3 obras importantes para a literatura brasileira

Ao mergulharmos em livros antigos, especialmente os da literatura brasileira, conseguimos aproveitar vários benefícios, sabia? Entre eles, temos a oportunidade de compreender situações que aconteceram no passado, além de expandir o nosso pensamento crítico, reduzir o estresse, aumentar o nosso vocabulário, entre tantos outros diferenciais que somente agregam em nossa vida. 

Inclusive, caso esteja procurando livros com desconto, temos uma ótima notícia: há inúmeros títulos acessíveis, de artistas brasileiros, que fizeram a diferença ao longo dos anos e, obviamente, merecem a sua atenção. Hoje, vamos abordar um pouco sobre eles. 

Para saber mais e mergulhar nesse universo tão rico, aproveite para continuar acompanhando este post especial e descobrir um pouco da história de livros clássicos, mas que, sem dúvida, também irão te inspirar do começo ao fim. Vamos lá?

1. Dom Casmurro (Machado de Assis) 

Para começar, vamos falar sobre uma das obras mais conhecidas de todos os tempos na literatura brasileira. Sim, estamos falando de Dom Casmurro, um livro escrito por Machado de Assis, que conta a história de Capitu e Bentinho. 

No enredo, temos a oportunidade de acompanhar a trajetória dos dois personagens que foram criados juntinhos e, ainda na adolescência, acabaram se apaixonando. No entanto, por conta de uma promessa de sua mãe, Bentinho acaba indo para um seminário e, nesse momento, a sua vida começa a passar por algumas reviravoltas. 

Acredite: ao ler esse livro clássico, você terá contato com uma escrita impecável, além de entender um pouco melhor quais eram os costumes e visões daquela época. Não perca!

2. Capitães de Areia (Jorge Amado)

Quando falamos sobre as obras que foram importantes para a história da literatura brasileira, obviamente, não podemos deixar de citar o livro Capitães de Areia. Escrito por Jorge Amado, o romance conta o que acontecia no dia a dia de um grupo de garotos de rua estes, por sua vez, conhecidos como Capitães de Areia.

Naquela época, os meninos eram conhecidos por cometer várias infrações em Salvador, detalhe este que acabava desdobrando em situações de violências, mas também, sendo um ótimo ponto de partida para mostrar os desafios de viver à margem da sociedade. 

Assim, a obra veio para retratar o cotidiano dessa juventude, com foco em seus sonhos, desejos e ambições. E aí, o que acha de conferir?

3. O Cortiço (Aluísio Azevedo)

Outro livro que merece a nossa atenção é O Cortiço, produzido em 1890, por Aluísio Azevedo. Considerada uma obra da literatura naturalista, ela retrata o dia a dia em um cortiço, localizado na cidade do Rio de Janeiro. 

O local, chamado de São Romão, possui o mesmo nome de seu dono um homem explorador, que tenta, a todo custo, crescer socialmente e lucrar cada vez mais. Tudo isso, é claro, sem mostrar empatia e compaixão pela vida dos mais pobres e vulneráveis, principalmente aqueles que moram em sua propriedade. 

Atualmente, este é um título superfamoso e que costuma cair bastante em vestibulares, já que consegue intercalar a trajetória desse personagem com acontecimentos da vida dos moradores do cortiço. 

Assim, o leitor tem a impressão de estar lendo não somente sobre acontecimentos específicos, mas sim, sobre situações que ocorrem frequentemente em diferentes grupos sociais. Para ler já!

Viu só? Como vimos ao longo deste artigo especial, não faltam livros interessantes e que fizeram a diferença na literatura brasileira. Ao mergulharmos nessas histórias, temos a oportunidade de expandir a fundo o nosso conhecimento, valorizando a nossa cultura e, claro, tendo ótimos momentos de prazer e relaxamento. 

Conheça os principais tipos de cômoda para decorar a casa

A cômoda é um dos móveis mais usados para organizar roupas, calçados, acessórios e demais itens de uso pessoal, sendo uma grande aliada para quem tem pouco espaço disponível no quarto.

Acontece que ela não precisa ser usada apenas com essa finalidade e tampouco precisa ficar restrita a um único ambiente. Você pode trazer uma cômoda para a sala, por exemplo, e usá-la como um aparador, ou ainda colocá-la no hall de entrada para armazenar papéis de uso diário.

Esses são alguns exemplos de usos da cômoda para além do quarto, mas tudo vai depender do estilo do móvel e da composição com as demais peças. Pensando nisso, separamos alguns dos principais tipos de cômoda para usar na decoração da sua casa. Confira!

Como escolher o modelo ideal?

Os primeiros aspectos que vão determinar o melhor modelo de cômoda são o tamanho da peça, o espaço disponível para colocá-la (considerando altura, largura e profundidade do cômodo em questão), o estilo do ambiente e a serventia para a peça.

Existem cômodas de diversos tamanhos. Peças com largura mais estreita e altura mais elevada, por exemplo, são indicadas para quartos menores. Já peças mais largas podem ser usadas por casais, ao passo que uma cômoda infantil pode ter dimensões proporcionalmente menores.

O espaço também é outra variável na escolha da cômoda, na medida em que pode ser mais ou menos amplo, bem como ser de uso comum (como o corredor e a sala de estar) ou pessoal (como o quarto). Isso tudo em conjunto com o estilo do ambiente e o uso dado à peça (guardar-roupas ou papéis, por exemplo).

Considerando todos esses aspectos, você poderá fazer uma escolha mais acertada da sua cômoda e, ao mesmo tempo, garantir a melhor organização do ambiente e uma decoração mais acertada. Lembre-se de combinar o estilo da peça com o da própria casa para conseguir um visual mais harmônico e equilibrado. Continue lendo “Conheça os principais tipos de cômoda para decorar a casa”

5 animações para ver com as crianças

Quem tem criança em casa sabe que a televisão é uma ótima alternativa para distraí-las e garantir um pouco de sossego para os pais. Mas, para além disso, encontrar programas para assistir junto com os pequenos é uma forma de se divertirem e relaxarem juntos, fortalecendo os vínculos e criando boas memórias.

As animações são ótimas opções para pais e filhos assistirem juntos em uma boa Smart TV para a família. Além de fofas, muitas opções são educativas, emocionantes e divertidas. Apesar de feitas para crianças, muitos adultos e até os adolescentes adoram.

A boa notícia é que esse tipo de conteúdo está disponível nas plataformas de streaming em formato de filme, série e curta. É só pegar o controle, selecionar um deles e dar o play. A lista abaixo tem boas dicas.

Soul

Dos mesmos produtores de Divertida Mente, esse filme, produzido pela Walt Disney Pictures e pela Pixar Animation Studios, encanta as crianças, mas também emociona os adultos com suas reflexões sobre o sentido da vida e da morte. 

O personagem principal, Joe, é um músico de jazz, que morre e vai parar em um lugar fantástico onde tem que ajudar uma simpática alma a encontrar a sua personalidade antes de embarcar em sua missão para a terra.

Red: Crescer é uma fera

Outra produção da Disney e da Pixar, esse filme, de 2022, faz sucesso com a família toda. É impossível não se emocionar com a história: as crianças ficam curiosas, os adolescentes se identificam e os adultos se lembram de sua própria adolescência.

A protagonista é Mei Lee, que tem 13 anos e se transforma em uma fera quando experimenta emoções fortes. O monstro, no entanto, é uma metáfora para as mudanças que todos nós passamos nessa fase tão delicada da vida. 

Irmão do Jorel

A produção brasileira, exibida originalmente no Cartoon Network, é baseada na história da família real de seu criador, Juliano Enrico. Com personagens cativantes e engraçados, a série agrada até mesmo às crianças mais pequenas, mas tem ótimas problematizações e críticas, que só os adultos vão entender.

O foco da história é o irmão do Jorel, um menino tímido, do qual ninguém sabe o nome e está tentando descobrir seu lugar no mundo ao lado de sua melhor amiga, Lara. Além dos pais e dos irmãos, as duas avós vivem com a família — e elas são um charme à parte.

Beat Bugs

Lançada em 2016, essa é uma série perfeita para quem é fã dos Beatles e tem crianças em casa. A produção animada agrada até mesmo às crianças mais pequenas, mas é uma espécie de musical com os clássicos da banda inglesa.

A história gira em torno do mundo dos insetos em um quintal. Os amigos em miniatura vivem aventuras e aprendem lições que tem a ver com o tema da música que dá título ao episódio. Quem é fã de Beatles se emociona e ainda pode apresentar para os filhos menores a banda que marcou a história.

Monstros S/A

A última recomendação é um filme de 2001, mas que deveria ser apresentado às crianças de hoje em dia. Muitos dos fãs desse clássico da Disney e da Pixar já são até pais e podem revê-lo junto com os filhos, mostrando que já se fazia muita coisa boa naquela época.

O filme conta a história de uma fábrica de monstros assustadores, que saem dos armários à noite direto para os pesadelos das crianças. Porém, a garotinha Boo acaba indo parar sem querer nesse mundo e deixa claro que os monstros também podem ser muito fofinhos. Dá para tirar várias lições, além de matar a saudade.

P&B: contraste elegante para a decoração do seu espaço

Mistura pode fazer parte da decoração de diferentes cômodos da casa.

Se tem uma combinação que nunca sai de moda é a do preto e branco, ou simplesmente P & B. Em se tratando de decoração, então, essa dupla tem feito o maior sucesso por oferecer elementos modernos e clássicos ao mesmo tempo.

Isso não significa que você tenha que ter todos os cômodos da casa de uma só cor. Na verdade, o que vai fazer diferença é a maneira como as duas tonalidades são usadas. Por exemplo, um aparelho de jantar branco ganha um realce notório se estiver disposto em uma mesa de tampo preto.

A ideia é criar ambientes que tragam em si o contraste dessas duas cores, mas sem abrir mão da beleza, da criatividade e da personalização dos espaços. Sendo assim, hoje vamos falar um pouco mais sobre a presença do preto e do branco na decoração do seu espaço. Confira!

Preto e Branco – mistura do clássico com o moderno

Pode passar o tempo que for, dificilmente uma decoração que usa majoritariamente a dupla preto e branco vai sair de moda. Isso é um fato incontestável e facilmente percebido. Um exemplo dessa constância é o próprio vestuário que tem, nessas duas cores, as tonalidades básicas para qualquer composição.

No que se refere à decoração, isso não vai ser diferente. Sendo assim, é interessante entender o significado de cada cor. O preto está ligado ao mistério, ao poder e à elegância; o branco, por sua vez, se relaciona com a pureza, a bondade e, é claro, a paz.

Quando utilizados em conjunto, teremos uma composição mais harmônica feita com duas forças completamente opostas uma à outra. A depender do uso de cada tom, é possível ainda criar diferentes contrastes e deixar o ambiente mais leve ou mais pesado. O resultado, porém, é uma verdadeira mistura do clássico com o moderno.  

Tendo isso em mente, fica mais fácil entender por que o P&B é tão apreciado tanto no universo da moda quanto na decoração. Sendo assim, o próximo passo é saber como aplicá-lo no seu espaço. 

No quarto

Por ser um ambiente voltado para o descanso, não é recomendável usar a cor preta com demasia nesse lugar. A preferência de cor, nesse caso, é do branco, dando mais leveza ao espaço.

No quarto, o preto vai aparecer como forma de gerar contrastes. Ele pode estar presente na estampa do edredom ou do jogo de cama, na luminária pendente e até mesmo na cabeceira da cama. O cuidado é sempre usá-lo com parcimônia.

Na sala

Em se tratando da sala de estar, também é recomendado buscar um certo equilíbrio, com preferência pelo branco como cor predominante. Tons de cinza também são bem-vindos nesse caso, por ser uma cor que representa um meio termo entre o preto e o branco.

As tonalidades mais escuras podem aparecer no sofá ou nas poltronas, na estampa do tapete e até em alguns detalhes da ornamentação. Vale a pena incrementar o cenário com elementos de outras cores para dar mais vida ao ambiente. Plantas e ornamentos de flores são bem-vindos.

Na cozinha

Já na cozinha é possível haver uma simetria maior entre o black and white. Quem tem uma bancada de mármore preto, por exemplo, deve preferir um revestimento em tons mais claros para criar o contraste perfeito – e vice-versa.

Você pode também escolher o mobiliário branco e a geladeira na cor branca e os demais eletrodomésticos, como micro-ondas, fogão e coifa na tonalidade mais escura.

No banheiro

Por não ser um ambiente em que as pessoas ficam por muito tempo – como é o caso do quarto e da sala de estar –, o banheiro pode ter uma decoração mais em preto do que branco, se for do gosto dos moradores.

O contraste também deve ser mantido e, nesse caso, será com peças brancas. Caso o piso seja de porcelanato marmorizado preto, por exemplo, o vaso sanitário ficará bem no branco. A ideia, no final, é criar uma proporção entre as cores.

Verifique as instalações elétricas do imóvel antes de comprá-lo

É o sonho de muitos brasileiros ter um espaço próprio para chamar de lar e, por conta disso, quando chega a hora de, enfim, realizá-lo, é preciso estar atento e agir com cautela, afinal, há muitos detalhes que precisam ser conferidos para que seu sonho não se torne um pesadelo. 

A verificação da parte elétrica é fundamental na hora de fechar um negócio, uma vez que, além da sua segurança e a da sua família, comprar um apartamento novo que venha a necessitar de uma manutenção vai gerar um gasto extra ao qual você não contava, podendo desequilibrar seu orçamento.   

Ao comprar um imóvel, seja ele novo ou não, é preciso garantir o máximo de segurança possível, e tomar esses cuidados com a parte elétrica, já nas vistas, te isentará de surpresas desagradáveis e gastos desnecessários. Separamos algumas etapas essenciais para o momento de inspeção. 

1. Verifique todas as tomadas 

As tomadas são responsáveis por ligar praticamente todos os aparelhos da nossa casa. Se queremos que tudo funcione perfeitamente bem, é importante ter alguns cuidados. Certifique-se de que todas sigam o padrão brasileiro. Lembre-se também  de que a maioria dos aparelhos elétricos possuem o formato de três pinos — isso evita o uso de adaptadores nem um pouco recomendáveis.

Verifique, também, se as tomadas estão instaladas e encaixadas corretamente e se atendem às suas necessidades. Na cozinha, é bom ter tomadas de 20 ampéres para aparelhos como microondas e fritadeiras elétricas. 

Lembrando que as tomadas de três pinos são mais seguras e, por isso, mais recomendadas e não costumam ser encontradas em casas e apartamentos mais antigos. 

2. Confira os materiais usados

É importante se certificar de que os materiais elétricos utilizados sigam as normas estabelecidas por agências reguladoras. Atente-se para marcas, fabricantes e desconfie de produtos frágeis, deslocados e mal acabados. Não aceite improvisações e confira se tudo funciona perfeitamente.

3. Fiações expostas 

A fiação exposta é sinal de perigo, por isso sempre confira se não há nenhum fio exposto pela casa e, se houver, saiba que é um caso de manutenção na certa. Se estiverem amassados ou em estado de corrosão, o perigo é ainda maior. Coloque seus gastos no papel e decida se vale a pena investir em uma reforma elétrica. Outra saída para esse problema é perguntar ao responsável pelo imovél se é possível negociar essa despesa. 

4. Quadro elétrico 

Na hora da visita, não se esqueça de conferir como está o quadro elétrico. Observe se ele aparenta estar conservado e se possui disjuntores DR. Também é importante destacar que ele deve se encontrar em local adequado e seguro, longe do alcance de crianças, mas de fácil acesso, sem obstáculos que dificultem a manutenção. 

5. Atenção para a fiação dos imóveis antigos 

Prédios e casas antigas provavelmente não possuem a fiação adequada, uma vez que, provavelmente, não foram atualizadas segundo as normas vigentes — inclusive, é comum não ter fio terra nem disjuntores DR no seu quadro elétrico. Fique atento a esses imóveis e saiba que a reforma da parte elétrica pode custar cerca de 10% do valor combinado.

6. Vistorias especializadas 

É sempre muito importante também levar um especialista para checar a parte elétrica do seu novo imóvel, já que a segurança deve ser entendida como investimento. Muitas imobiliárias são responsáveis pela vistoria e, por isso, as condições do imovél devem estar no contrato. Vale ressaltar que, caso o proprietário não permita esse tipo de visita, é bem provável que não esteja tudo certo.

7. Perguntas importantes 

Não se esqueça de questionar o proprietário sobre ocorrências de lâmpadas queimadas, quedas frequentes de energia, contas de luz com valor elevado e mal funcionamento de aparelhos. Esses podem ser sinais de que a parte elétrica necessita de uma reforma. 

8. Últimas manutenções 

Sempre questione quando foi feita a última manutenção, principalmente se o imovél em questão for mais antigo, já que eles não foram planejados para suportar os aparelhos elétricos atuais. O ideal é que essa manutenção ocorra em um intervalo de cinco anos. Procure saber também o histórico de reformas e certifique-se de que não há as famosas “gambiarras”.

Diabetes felina: saiba quais são os principais cuidados

Sintomas comuns são aumento excessivo na ingestão de água e micção exacerbada

 

Quando se tem um animal de estimação dentro de casa, é preciso estar atento a qualquer mudança de comportamento, principalmente porque ela pode estar associada a problemas de saúde e doenças.

 

Exemplo disso é a diabete felina, sinalizada pela ingestão excessiva de água e micção demasiada. Entretanto, o tratamento adequado unido a uma dieta com ração de qualidade podem ajudar na manutenção da doença e até na sua remissão.

 

Para tanto, vamos explicar um pouco mais sobre o funcionamento da diabetes em gatos, as principais razões para o seu desenvolvimento, além dos tratamentos usados e as medidas de prevenção dessa doença.

O que é diabetes felina?

Assim como nós, humanos, os gatos também podem desenvolver doenças como a diabetes. Antes de falar de tratamentos, porém, é preciso entender com mais clareza o funcionamento dessa patologia.

 

Após as refeições, o organismo libera glicose na corrente sanguínea, o que, por sua vez, faz com que o pâncreas produza o hormônio responsável pela transformação dessa glicose em energia, chamado de insulina. Quando há um mal funcionamento do pâncreas e essa insulina não é devidamente secretada, surge a diabetes mellitus.

 

O resultado dessa insuficiência de insulina faz com que a glicose (que deveria ser transformada em energia), permaneça na corrente sanguínea do animal e também na sua urina, um quadro chamado de glicosúria — o que impede que a água seja devidamente filtrada pelos rins, ocasionando a micção excessiva (poliúria).

 

Em decorrência disso e para tentar reparar esse desequilíbrio hídrico, o organismo do animal vai exigir mais água, ou seja, o gato terá muito mais sede — chamada de polidipsia. Isso sem falar que, para suprir a falta energética, o corpo passa a usar proteína e gordura, o que acarreta em perda de massa muscular e de peso.

Tipos de diabetes e causas

Vale dizer também que existem dois tipos de diabetes em gatos, que pode ser 1 ou 2. Na primeira, o próprio organismo do animal ataca as chamadas células beta, responsáveis pela produção de insulina, enquanto na segunda, que é mais frequente nesses felinos, o organismo desenvolve a resistência à insulina.

 

A diabetes tipo 2 está muito associada aos bichanos com sobrepeso, obesidade, alimentação desequilibrada e  rotina sedentária. De modo geral, porém, os fatores de risco são, além dos já mencionados, idade (acima dos 8 anos), uso de corticóides e doenças pré-existentes, como hipertireoidismo e neoplasia.

Como cuidar de um gato diabético?

O diagnóstico de um gato com diabetes deve ser feito único e exclusivamente por um médico veterinário, sendo que o tratamento adequado pode trazer muita qualidade de vida para o seu pet.

 

A alimentação é uma das principais bases para o controle da diabetes e deve ser feita de acordo com a orientação do especialista. De modo geral, porém, a prescrição é que a ração usada tenha mais proteínas que carboidratos na sua composição. Fique tranquilo, pois já existem tipos específicos disponíveis no mercado.

 

Já a aplicação de insulina vai depender do tipo de diabetes, sendo mais comum no tipo 1. A aplicação é feita por meio de injeções diárias com seringas ou canetas, podendo ser facilmente administradas pelos próprios tutores. O nível de glicose também deve ser monitorado regularmente para maior controle da doença.

Prevenção em gatos saudáveis

Oferecer uma dieta equilibrada junto a um estilo de vida ativo é o principal cuidado que você pode ter para prevenir a diabetes no seu bichano. Por isso, opte sempre por comprar ração de qualidade e tenha uma rotina de brincadeiras e atividades diárias para que seu animal não ganhe peso excessivamente nem fique sedentário.

 

Além disso, atente-se a quaisquer alterações no comportamento do seu gato e faça visitas periódicas ao veterinário, pois o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura da doença.

Como Investir na Exnova de Forma Segura? Vale Mesmo a Pena?

Você então estará pensando em como ganhar dinheiro sem sair de casa por um tempo e terá visto algumas opções ineficazes. Mas, seria a Exnova uma boa plataforma? Hoje te contarei como investir na Exnova de forma segura.

De acordo com seus usuários, é uma plataforma que pode mudar suas vidas e, acima de tudo, tem a vantagem de que não precisamos sair de casa. Mas é realmente possível obter algum tipo de lucro nela?

Muitas pessoas me perguntam como funciona e se seria difícil de usar. Será que você ganha dinheiro nela? Quais os benefícios de usar uma plataforma como esta para investir seu dinheiro? Como investir na Exnova?

Para responder a esse tipo de pergunta, estou escrevendo esta resenha, a fim de ajudar as pessoas que estão com dúvidas sobre os Exnova investimentos e outras perguntas que geralmente são feitas.

Primeiramente, é necessário falar mais sobre alguns assuntos para entendermos melhor como é possível ganhar dinheiro neste site e se vale a pena usar. Ao entender o mercado de funcionamento, muitas dúvidas vão embora, confira!

Exnova

Continue lendo “Como Investir na Exnova de Forma Segura? Vale Mesmo a Pena?”

O que é pool de liquidez?

Mecanismo facilita operações descentralizadas e recompensa usuários

As finanças descentralizadas (DeFi) são um dos ramos mais inovadores das criptomoedas. Desde que se tornaram populares, a partir de 2020, as DeFi trouxeram várias aplicações inovadoras nesse mercado.

Nesse sentido, os investidores desses tokens conseguem até mesmo ganhar tokens através dos chamados pools de liquidez. Esses pools servem para prover liquidez a exchanges, como Uniswap e Pancakeswap, permitindo que as negociações ocorram livremente.

Mas como funcionam os pools de liquidez e como você pode ganhar tokens através dessas plataformas?

Pools de liquidez

De maneira geral, pools de liquidez são um conjunto de fundos que abastecem um determinado protocolo DeFi ou exchange descentralizada (DEX). Esses pools são compostos por recursos enviados por investidores de determinado token.

Uma vez dentro dos pools, os recursos são utilizados pela DEX ou pelo protocolo para facilitar negociações ou fornecer empréstimos. Jogos em blockchain e outros protocolos também se beneficiam dos pools de liquidez.

Todo o processo de envio e gestão dos fundos do pool é coordenado pelo contrato inteligente do protocolo, ou seja, há pouca ou nenhuma intervenção humana no processo.

Dessa forma, os contratos inteligentes conseguem proteger os pools, as plataformas e seus usuários contra fraudes ou golpes. 

Em troca de fornecer liquidez para os pools, os usuários recebem recompensas e incentivos. Por exemplo, as DEX distribuem parte das taxas cobradas pelas transações aos provedores de liquidez (LP), como forma de remuneração.

Esses tokens, por sua vez, são negociados no mercado, o que permite ao LP vendê-los em troca de outras criptomoedas e embolsar o lucro. Com isso, os pools de liquidez remuneram quem ajuda a manter as atividades fluindo.

Provendo liquidez a um pool

Cada pool fornece liquidez a um determinado tipo de par de tokens. Esse par é composto por um token mais conhecido e o token emitido pela exchange ou protocolo DeFi.

Por exemplo, um pool de liquidez da Uniswap que fornece liquidez para negociação de Ether (ETH). Esse pool é formado pelo par ETH/UNI, sendo que UNI é o token de governança da Uniswap.

Se um usuário deseja prover liquidez a esse pool, ele deve depositar a mesma quantidade dos dois tokens. No caso, um LP deposita 3 ETH e 3 tokens UNI nesse pool, ajudando a fornecer liquidez.

Os 6 tokens depositados ficam no pool e se juntam aos demais tokens que lhe fornecem liquidez. A cada negociação desse par, o pool recebe da DEX uma taxa paga de acordo com o valor negociado.

Essa taxa é paga no token de cada exchange. Portanto, as taxas da Uniswap são pagas em UNI, as taxas da Pancakeswap são pagas em CAKE, e assim por diante.

Em seguida, o pool distribui o valor das taxas para cada LP, de maneira proporcional ao que a pessoa aplicou. Assim, o LP que colocou os 6 tokens responde por um percentual da liquidez; logo, a sua participação na recompensa se dará conforme o valor aplicado.

Ao receber a recompensa, o LP tem duas opções. Ele pode vender os tokens recebidos e embolsar o lucro, garantindo aquela renda passiva, ou pode adicionar os tokens ao pool e aumentar sua participação na liquidez. Quanto maior for essa participação, maior a porcentagem de taxas que o LP receberá.

Não há nenhum limite ou pré-requisito para fornecer liquidez. Qualquer pessoa que tiver tokens e acesso ao pool pode colocá-los lá.

Benefícios dos pools de liquidez

O primeiro e mais relevante benefício dos pools é fornecer liquidez para as DEXes. Como essas plataformas não fazem a custódia dos tokens, os usuários só conseguem negociar o volume que está nos pools.

Dessa forma, quanto maior for o pool, maior será a capacidade da DEX em fornecer negociações sem nenhuma interrupção.

Nesse sentido, os pools de liquidez também eliminam a necessidade do usuário ter que abrir mão da posse de seus fundos. Não é preciso depositar nada na DEX nem nos pools e, portanto, eles protegem contra os seguintes riscos:

  • riscos à segurança por ataques hackers;
  • dificuldade de compra e venda de tokens;
  • manipulações de preço centralizadas na figura de grandes investidores;
  • resgate de rendimentos dos provedores de liquidez.

Por outro lado, os usuários “travam” seus tokens enquanto fornecem liquidez para os pools. Isso significa que eles não podem vender ou transferir os tokens das carteiras, caso estejam utilizando-os para fornecer liquidez.

Mas os usuários têm a vantagem de poder fornecer liquidez sem abrir mão da posse de seus tokens, e, como os pools não possuem nenhum pré-requisito, o LP pode acrescentar ou retirar a sua liquidez quando desejar.

Em suma, os pools são uma forma descentralizada e segura de prover liquidez para as negociações e ainda receber recompensas. Se você possui tokens para hold de longo prazo, essa é uma excelente forma de fazê-los trabalhar para você.